RATEIO DE ENERGIA EM GALPÕES LOGÍSTICOS
Galpões logísticos são empreendimentos que se caracterizam por ocupar uma grande área, com diversos locatários que necessitam de infraestrutura (circulação, segurança, fornecimento de energia elétrica, água, esgoto, etc). Em geral, estes locais contam um com um único ponto de entrega de água e energia pelas distribuidoras e estes insumos devem ser rateados pelos locatários do empreendimento.
A seguir apresentamos a descrição do SISTEMA CC LAPA DE TELEMETRIA implantado em uma área de mais de um milhão de m2 que nos trouxe a seguinte demanda:
1 - Quais eram os problemas do empreendimento?
RATEIO AGUA E ENERGIA
Para fazer o rateio de água e energia, o empreendimento mobilizava um carro e um leiturista para percorrer os 8 centros de locatários apresentados na figura abaixo.
Já no centro do locatário, muitas vezes o leiturista tinha dificuldades para acessar ao medidor e hidrômetro (as vezes medidores e hidrômetros) devido as normas de segurança do locatário.
O procedimento de leitura dos medidores de energia e hidrômetros tomava, em média, 5 dias do leiturista.
Como era o processo de rateio?
- Para cada um dos pontos de medição, o leiturista anotava o totalizador de energia e/ou de água constante no display do medidor de energia e/ou hidrômetro em uma TABELA DE LEITURA DE CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA;
- Ao concluir o procedimento de leitura, já no escritório, as leituras contidas na TABELA DE LEITURA DE CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA eram transferidas manualmente para uma planilha EXCEL denominada RATEIO DE UTILIDADES - ÁGUA E ENERGIA; onde estavam registradas as últimas leituras de energia e água realizadas;
- As leituras de energia e água realizadas anteriormente estavam registradas nesta planilha EXCEL em colunas com a data em que a leitura foi realizada;
- As leituras recém realizadas que constantes da TABELA DE LEITURA DE CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA eram manualmente registradas na planilha EXCEL em uma nova coluna com a DATA DE LEITURA que foi realizada.
- Na planilha EXCEL, as diferenças entre as duas últimas colunas das leituras de energia e água (coluna com a data da leitura atual - coluna com a data da última leitura) resultava no consumo de energia ou água do período de medição (período contido entre a última leitura e a atual);
- Estes consumos eram multiplicados pelas tarifas de água ou energia calculada pelo empreendimento para obtenção da conta de energia e água ponto de medição.
Erro frequente: leitura do medidor, o que exigia o retorno do leiturista ao local.
Problema frequente: o locatário não confiava no processo de medição, montava um processo paralelo de medição sempre ocorriam discussões intermináveis sobre qual medição esta correta.
NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS
Este empreendimento acumula água em reservatórios para fornecer aos seus locatários (vide centro 8 na foto acima). Uma das preocupações era o acompanhamento do nível dos diversos reservatórios (8 no total);
2 - O que o empreendimento buscava?
Um sistema de alta confiabilidade para solucionar os problemas descritos;
Algumas empresas apresentaram soluções mas, pelo alto custo de implantação (eram sistemas que demandavam uma estrutura de cabos de interligação entre os vários pontos de medição de água e energia), estas soluções foram descartadas.
3 - Solução apresentada pela CC LAPA foi adotada pelo empreendimento.
Apresentamos uma solução com a arquitetura abaixo, toda em IoT (sem fio) e monitoração através da INTERNET onde estamos gerenciando:
- 76 medidores de energia;
- 76 hidrômetros;
- Nível de 8 reservatóris;
MEDIÇÃO DE ENERGIA
No empreendimento haviam vários medidores de energia já instalados (com leitura de forma eletrônica), todos foram aproveitados:
Em outros pontos onde não havia medição, fornecemos e instalamos os medidores e infraestrutura de medição (transformadores de corrente bi partido):
Medidor de energia eletrônico
Transformadores de corrente com núcleo bi partido, custo reduzido de instalação;
MEDIÇÃO ÁGUA
Nos diversos pontos de medição de água, foram utilizados hidrômetros com telemetria IoT incorporada sem a necessidade de ponto de energia junto ao hidrômetro (o módulo de telemetria funciona a bateria por 8 anos):
MEDIÇÃO DE NÍVEL
Através de sensor de nível de fácil instalação e transmissão em IoT:
GERENCIAMENTO
Com relatórios estratégicos para os diversos tipos de usuário:
ALARMES
Uma das demandas de nosso usuário foi o envio de alarmes:
TELEGRAM
Para o nível dos reservatórios:
CONECTIVIDADE
Uma das funções mais importante demandada pelo nosso cliente foi a conectividade com o SISTEMA SAP.
No processo manual descrito para o rateio da conta, a planilha de rateio era "carregada" no SAP do empreendimento.
Na forma atual, a plataforma gera de forma automática a planilha EXCEL para o rateio da conta de energia e água pelo SAP.
VANTAGENS DA NOSSA SOLUÇÃO
- Toda SEM FIO, sem a necessidade de gastos com infraestrutura de cabeamento, que muitas vezes inviabiliza o sistema;
- Os hidrômetros que utilizamos em nossa solução possuem transmissores sem fio, o que simplifica em muito a instalação pois, onde tem água, não tem energia;
- Nossa transmissão de dados é por IoT.;
- Nossa operação é pela INTERNET, pela plataforma telemetria.cclapa.com.br;